você está lendo...
HCMBOK

HCMBOK – O Fator Humano na Liderança de Projetos

Olá pessoal, estou ficando afiado nesse negócio de certificação. Segue mais uma (HCMBOK – Human Change Management Body of Knowledge) e essa envolve o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades de gerenciamento de mudanças, a fim de reduzir os antagonismos, ampliar o engajamento dos Stakeholders e apoiar o projeto para alcançar seus objetivos estratégicos.

O HCMBOK é base de conhecimento do HUCMI – Human Change Management Institute, composto de metodologia, ferramentas e boas práticas, que tem como objetivo conectar as atividades de Gestão de Mudanças Organizacionais com as etapas e atividades típicas de gestão de um projeto de qualquer natureza.

Sua estrutura é composta de 38 macro-atividades e 142 atividades, desenvolvidas desde a etapa de planejamento até o pós-projeto, também conhecido como “produção”, quando o projeto propriamente dito já terminou, mas a mudança precisa ser sustentada até que esteja consolidada na cultura organizacional.

Uma das condições para realizar a prova da certificação é o treinamento no guia HCMBOK®. Ao final do treinamento o aluno será capaz de compreender as boas práticas e estratégias para gerenciar o fator humano em um processo de mudança, será capaz de avaliar e aplicar as ferramentas e técnicas adequadas, que apoiem as atividades de gestão da mudança, terá desenvolvido a capacidade de:

a) compreender e diferenciar o comportamento humano diante de uma situação de mudança;
b) analisar os conflitos lógicos e psicológicos relacionados ao desconforto promovido pela mudança;
c) definir um plano para envolver as partes interessadas com o objetivo do projeto.

Além do treinamento, é recomendável o estudo do livro HCMBOK – The Human Change Management Body of Knowledge – Vicente Gonçalves e Carla Campos. Editora Brasport.

Passos para a certificação:

1. Pré-requisito formação universitária.
2. Fazer seu cadastro no http://www.hucmi.com;
3. Participe do módulo I do treinamento no guia HCMBOK® em um dos Centros de Formação;
4. Prepare-se para a prova de certificação que pode ser feita on-line (via Internet);
5. Complete a prova de certificação com pelo menos 75% de acertos;

Fonte: http://www.hucmi.com

Anúncios

Sobre Roberto Kelsen

Gerente de Tecnologia da Informação, CSM, HCMBOK, ADM, MBA Gerenciamento de Projetos, adepto das inovações e desenvolvimento ágil. Experiência em ERP - enterprise resource planning - acompanhando implantações e desenvolvimentos do sistema.

Discussão

2 comentários sobre “HCMBOK – O Fator Humano na Liderança de Projetos

  1. Boa Tarde Roberto,

    Vale a pena fazer o curso de HCMBOK ?

    Publicado por FABIANA BARROSO | 12/04/2017, 13:55
    • Oi Fabiana!
      O treinamento é divido segundo abaixo:
      O problema: todo projeto é executado por pessoas e geram mudanças que trazem impactos nas pessoas. No entanto, 90% das pessoas resistem à mudança, o que pode levar ao fracasso do projeto.

      A solução: utilizar uma metodologia simples e eficaz com foco no fator humano durante toda a gestão do projeto, desde sua fase de planejamento até a produção após a entrega do produto ou serviço gerado.

      O resultado: sucesso do projeto, alcançando os objetivos esperados e com um nível de stress adequado. Equipe segue motivada, acreditando na transparência da empresa e pronta para um novo desafio.

      Público alvo: gerentes de Projetos, gerentes de mudanças, profissionais de RH, PMOs, coaches, gestores e líderes que conduzam mudanças no seu trabalho, estudantes e demais interessados pelo tema.

      Como objetivo geral: desenvolver competências para gestão de processos de mudanças com base no guia HCMBOK®, capacitando profissionais em metodologia para sensibilização e gestão do fator humano em todos os tipos de projetos e eventos como fusões, aquisições, reestruturações, sistemas tecnológicos etc.

      Além do conhecimento acima, o curso é pré-requisito para a certificação HCMBOK.
      Fiz o treinamento e também obtive a certificação e posso afirmar que desenvolve competências em um aspecto muito importante em projetos – o ser humano. Abraços!

      Publicado por Roberto Kelsen | 23/04/2017, 08:41

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Siga-me no Twitter

Calendário

agosto 2015
D S T Q Q S S
« maio   jul »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Estatísticas do blog

  • 73,722 cliques
%d blogueiros gostam disto: