você está lendo...
Desenvolvimento de Software, Scrum

Scrum: sem ego, vícios ou individualismo!

O ano de 2015 começou com todo gás, meu gestor decidiu adotar uma metodologia ágil, optando por implementar o SCRUM. Começamos a estudar o framework já que ninguém na equipe havia trabalhado com ele anteriormente. Inicialmente, escolhemos um projeto simples, que era a realização de manutenção em um sistema existente. Passo-a-passo fomos aplicando as práticas do framework: definimos o Product Backlog, criamos as Users Story e priorizamos as atividades à serem desenvolvidas. Tudo parecia correr bem, parecia… No dia-a-dia os problemas foram surgindo. Os membros da equipe tinham visões e maneiras diferentes de trabalhar. As estimativas falhavam, apesar de todo o planejamento. Foi aí que percebi que o problema não era no framework, nem na falta de conhecimento sobre seu uso. Éramos nós, a equipe! Eis a motivação deste artigo.

Não se obtêm sinergia em meio a conflitos e desconfianças. É necessário que haja colaboração e convergência. Desta forma, cito alguns pontos que impactaram diretamente no “insucesso” do nosso projeto:

  • ego: cada um queria impor sua opinião, seu modo de trabalhar, e quando essa opinião não era aceita, fazia-se “birra”, criando empecilhos que dificultavam o avanço do processo;
  • individualismo: nas conversas com o Project Owner, surgiam frases como “eu vou implementar assim”; “minha tela irá te atender”. E me questionava: como assim eu? No SCRUM o código é coletivo, é da equipe. Todos compartilham os elogios e as críticas.
  • resistência a mudança: quando era proposto fazer algo diferente do que se estava acostumado, sempre haviam questionamentos, e com isso, perdia-se tempo “discutindo” o porquê ao invés de avaliar os benefícios que seriam obtidos.
  • comprometimento: a falta de compromisso e de motivação de alguns membros da equipe, contribuía para atrasos e até mesmo a não realização de determinadas tarefas.

Essas atitudes foram minando o projeto até que nos reunimos e conversamos sobre tudo que nos incomodava. Percebemos que para termos sucesso era necessário deixar as indiferenças e os grupinhos de lados, para enfim nos tornamos um time.

Leva um tempo para que as pessoas aprendam a trabalhar bem juntas. Algumas práticas do SCRUM vão de encontro a vícios individuais existentes, e combatê-los pode não ser uma tarefa muito fácil. Para isso, sua aplicação exige perseverança visando atingir a maturidade necessária. Temos muito a percorrer, mas nosso objetivo é chegar na perfeição. Chegar a um passo em que o SCRUM esteja tão impregnado que seja feito naturalmente, quase que automático.  Com certeza chegaremos lá!

Abraços e até a próxima!

Sobre Rafaelle Sales

Analista de Sistemas com graduação em Ciências da Computação e MBA de Gerenciamento de Projetos.

Discussão

8 comentários sobre “Scrum: sem ego, vícios ou individualismo!

  1. Excelente texto, Rafinha!!!

    Qualquer nova metodologia será desafiante para uma equipe. O importante é não perder o foco das melhorias que essa metodologia irá trazer aos projetos!

    Publicado por Nicole Chaves | 12/03/2015, 15:23
  2. Gostei! Bom trabalho Rafaelle! Continue assim!

    Publicado por Osmundo | 12/03/2015, 15:45
  3. Escrever sobre vivências e não só sobre conhecimentos técnicos, deixa o texto muito mais natural… ficou excelente. Parabéns Rafinha!

    Publicado por Dhellano de Castro Oliveira | 12/03/2015, 15:58
  4. Ótimo artigo, Rafaelle!

    Publicado por Isac Maia | 12/03/2015, 17:30
  5. Estamos aguardando o próximo artigo sobre Scrum. Parabéns!

    Publicado por Anônimo | 21/05/2015, 14:03

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Siga-me no Twitter

Encontre-nos no Facebook

Calendário

março 2015
D S T Q Q S S
« fev   maio »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Estatísticas do blog

  • 66,823 cliques
%d blogueiros gostam disto: