você está lendo...
PMP

PMP, com orgulho!

A primeira postagem de 2015 é sobre um tema que passou a ser uma das minhas metas desse ano, a certificação PMP – Project Management Professional.  Li algumas posições de profissionais que estão “pensando” em retirar suas assinaturas de PMP, por achar que, o valor está somente no conhecimento adquirido como gerente de projetos e não de ter uma certificação associada a essa experiência.

O PMP é comprovadamente a certificação de Gerência de Projetos mais reconhecida e de maior destaque em todo mundo. O objetivo desta certificação é garantir que um profissional certificado tenha os conhecimentos e experiências nas melhores práticas sugeridas pelo PMI – Project Management Institute  no PMBOK – Project Management Body of Knowledge.  Isso não garante que o bom profissional aplica as boas práticas de mercado no seu dia a dia, mas no mínimo é uma certeza que ele as conhece. Além disto, o processo de manter a certificação exige que você continue seu aprendizado para conquistar os PDUs – Professional  Development Unit necessários para manter a credencial.

A certificação PMP é um diferencial competitivo, mas longe de acharmos que apenas a certificação é suficiente para atestarmos a competência de um Gerente de Projetos.  O mercado busca profissionais com algo grau de competências, experiências e conhecimento. E isso você adquire tanto com maturidade quanto com muito estudo e leitura.

Não podemos rotular o bom profissional por ter ou não a certificação PMP. Mas em um processo seletivo, você escolheria o profissional apenas PMP? PMP com larga experiência em projetos? Ou apenas o profissional com experiência em GP?  De fato, não vai ser  uma sigla que vai torná-lo um profissional melhor ou que vai qualificá-lo. Mas, porque jogar “fora” o título de PMP? Considero o fato de um profissional ir em busca da certificação um próprio exercício de sua liderança.

Bom, espero e torço para que a quantidade de PMP’s continue crescendo em todo o mundo e que a sigla siga simbolizando a boas práticas de gestão de projetos.

Um forte abraço!

Sobre Roberto Kelsen

Coordenador de Sistemas, CSM, HCMBOK, ADM, MBA Gerenciamento de Projetos, adepto das inovações e desenvolvimento ágil. Experiência em ERP - enterprise resource planning - acompanhando implantações e desenvolvimentos do sistema.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Siga-me no Twitter

Encontre-nos no Facebook

Calendário

janeiro 2015
D S T Q Q S S
« dez   fev »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Estatísticas do blog

  • 66,823 cliques
%d blogueiros gostam disto: