você está lendo...
Gestão

Um olhar diferente

Inovar, pensar fora da caixa, sair da zona de conforto. Quantos de nós já ouvimos essas frases em reuniões ou conversas no ambiente de trabalho? E quando vejo profissionais pensando assim, mas tenho certeza que essas serão as pessoas presentes nos cargos executivos das empresas.

Não ter um olhar diferente nas suas tarefas diárias do trabalho pode levar a médio e longo prazo uma estagnação profissional na carreira. Tente lembrar alguém da faculdade ou do trabalho que começou uma trajetória brilhante e de repente perdeu espaço no mercado profissional. Onde eles estão agora, o que eles erraram em suas decisões? Exercitar o cérebro, buscar novos conhecimentos e  praticar o networking. São ações aparentemente simples, mas que fazem grande diferença para não cairmos nessa armadilha.

Nosso cérebro está preparado para gravar as primeiras impressões que temos em relação a um novo fato. A partir daí ele ativa o “piloto automático” e passamos, por exemplo, a dirigir nosso carro até o trabalho sem preocupação de errar o caminho, passar as machas do automóvel automaticamente, fazer nossas rotinas do trabalho sem procurar aperfeiçoá-las. São inúmeras situações! E de que forma eu posso dar um “choque” no cérebro? Fazer com que ele recrie suas conexões em relação ao mundo real? Uma forma é passar a informação ao cérebro que não existe somente aquele caminho para ir ao trabalho. Modifique a rota e você sairá do automático! Busque novos conhecimentos. Trate sua profissão como um meio e não um fim! Articule sua visão para a mudança, faça coisas que tragam valor a você como profissional. Aperfeiçoe, treine, aumente sua rede de contatos, faça amigos e o principal, foco, saiba aonde quer chegar.

E as pessoas? Como elas interferem na minha trajetória profissional? Você lembra de alguma tendência, uma novidade do mercado que você tentou mostrar para os executivos de sua empresa e eles fizeram vistas grossas por achar que aquela “novidade” não contribuía em nada para o negócio? Conheço profissionais que por conta dessas negativas empreenderam e abriram empresas que hoje fazem muito sucesso no seu ramo. Como sair do impasse e fazer com que esses profissionais enxerguem em suas idéias uma nova perspectiva e oportunidade de crescimento do negócio? Muitos estudos falam na forma de falar, em tom de voz, a utilização de técnicas na forma de abordar um tema. Minha sugestão é convencer através do conhecimento. De nada valerá uma ótima postura sem conteúdo e embasamento. Inove, recrie sua profissão, faça algo novo. Assim você sentirá motivação no fazer e aplicar!

Sobre Roberto Kelsen

Coordenador de Sistemas, CSM, HCMBOK, ADM, MBA Gerenciamento de Projetos, adepto das inovações e desenvolvimento ágil. Experiência em ERP - enterprise resource planning - acompanhando implantações e desenvolvimentos do sistema.

Discussão

6 comentários sobre “Um olhar diferente

  1. Nada como bons livros, cursos e uma rede de pessoas que te auxiliem nessa busca constante de inovação dos próprios conceitos e metodologias!

    Publicado por Nicole Chaves | 16/12/2014, 14:40
  2. Exatamente Nicole! Mas não deixemos de lado a atitude, associada a esses ingredientes que você mencionou.

    Publicado por Roberto Kelsen | 17/12/2014, 12:24
  3. Por muitas vezes o profissional até tenta colocar inovação dentro da empresa em que trabalha, porém não é com entusiasmo que este é recebido e sim com preocupação, pois se a idéia surge de repente dizem logo: “- Este aí ficou louco…”; em outras ocasiões seus superiores até o escutam e de alguma forma capitam a mensagem, contudo caí no esquecimento. E pouquíssimas vezes encontra-se uma empresa disposta a escutar e estudar tal revelação profissional e seguir em diante para melhoria da gestão. Então neste mundo globalizado, se as pessoas não forem corajosas precisam ser loucas, se as pessoas não forem inteligentes precisam ser coerentes e se as pessoas não forem profissionais precisam ter coerências. E além de tudo, estarem preparado para as multitarefas. Viva a modernidade!

    Publicado por Eliane Camiza | 18/12/2014, 09:39
  4. Excelente texto Roberto!!!

    Publicado por Pedro Brasileiro Cardoso Junior | 18/12/2014, 21:53

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Siga-me no Twitter

Encontre-nos no Facebook

Calendário

dezembro 2014
D S T Q Q S S
« nov   jan »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Estatísticas do blog

  • 66,823 cliques
%d blogueiros gostam disto: