você está lendo...
A saga da certificação PMP

A saga da certificação PMP

Bem pessoal, chegou o momento de correr atrás da certificação PMP (Project Management Professional), oferecida pelo Project Management Institute (PMI).  É uma certificação que reconhece mundialmente os conhecimentos das boas práticas em gerenciamento de projetos.

A certificação PMP atesta se você é um excelente Gerente de Projetos ou se você não tem afinidade nenhuma com o assunto. O exame não é um atestado para você se tornar um GP, isso é adquirido com anos de experiência em projetos e através de cursos, seja de MBA ou técnico.

Pretendo utilizar como fonte de estudo o livro da Rita Mulcahy, Oitava Edição e o guia PMBOK, 5ª edição. O livro da Rita possui 15 capítulos e objetivo é estudar cada um e depois fazer um breve resumo por capítulo aqui no blog.

Espero tirar algumas dúvidas e relatar nesse espaço minha caminhada, passando pela escolha de como estudar, como realizar a inscrição no exame, os livros, tipo e dicas de prova, os receios, medos e principalmente o objetivo maior, que é ser aprovado no exame.

Sou graduado em Administração, tenho MBA em Gerenciamento de Projetos e vários anos de experiência na prática em GP. Ainda não tenho o calendário para o exame em 2015, mas o objetivo é realizar o exame no próximo ano. O tempo disponível para estudo é curto, pois tem o trabalho e minha família (esposa e dois filhos) que divide meu tempo. O momento para estudo é no período da noite. Como GP, tenho que planejar e executar bem esse projeto de vida, pois tenho poucos recursos, mas sobra um deles, que é o maior, a VONTADE!

Sobre Roberto Kelsen

Coordenador de Sistemas, CSM, HCMBOK, ADM, MBA Gerenciamento de Projetos, adepto das inovações e desenvolvimento ágil. Experiência em ERP - enterprise resource planning - acompanhando implantações e desenvolvimentos do sistema.

Discussão

2 comentários sobre “A saga da certificação PMP

  1. Acredito que esteja indo pelo caminho certo, afinal as certificações complementam a experiência. O PMI é um órgão reconhecido e sem dúvida, contribuirá para que oportunidades surjam.
    É desafiador assumirmos compromissos com estudo, balanceando com o tempo que temos e com recursos necessários, sobretudo a vontade nos move. Em breve, também seguirei essa saga rumo ao PMP!!

    Boa sorte!

    Publicado por Giselle | 10/11/2014, 17:04
    • Giselle, realmente é desafiador! Planejar , executar e monitorar sua vida pessoal e profissional é uma tarefa cheia de restrições e riscos. Espero que esse projeto pemita gerar ótimas liçoes para mim e para quem acompanha o nosso blog. Seja bem vinda e fique a vontade de compartilhar conosco qualquer experiência que possa contribuir com a comunidade de gerenciamento de projetos. Abraços!

      Publicado por Roberto Kelsen | 10/11/2014, 17:38

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Siga-me no Twitter

Encontre-nos no Facebook

Calendário

novembro 2014
D S T Q Q S S
« out   dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Estatísticas do blog

  • 66,823 cliques
%d blogueiros gostam disto: