Bem pessoal, chegou o momento de correr atrás da certificação PMP (Project Management Professional), oferecida pelo Project Management Institute (PMI). É uma certificação que reconhece mundialmente os conhecimentos das boas práticas em gerenciamento de projetos.
A certificação PMP atesta se você é um excelente Gerente de Projetos ou se você não tem afinidade nenhuma com o assunto. O exame não é um atestado para você se tornar um GP, isso é adquirido com anos de experiência em projetos e através de cursos, seja de MBA ou técnico.
Pretendo utilizar como fonte de estudo o livro da Rita Mulcahy, Oitava Edição e o guia PMBOK, 5ª edição. O livro da Rita possui 15 capítulos e objetivo é estudar cada um e depois fazer um breve resumo por capítulo aqui no blog.
Espero tirar algumas dúvidas e relatar nesse espaço minha caminhada, passando pela escolha de como estudar, como realizar a inscrição no exame, os livros, tipo e dicas de prova, os receios, medos e principalmente o objetivo maior, que é ser aprovado no exame.
Sou graduado em Administração, tenho MBA em Gerenciamento de Projetos e vários anos de experiência na prática em GP. Ainda não tenho o calendário para o exame em 2015, mas o objetivo é realizar o exame no próximo ano. O tempo disponível para estudo é curto, pois tem o trabalho e minha família (esposa e dois filhos) que divide meu tempo. O momento para estudo é no período da noite. Como GP, tenho que planejar e executar bem esse projeto de vida, pois tenho poucos recursos, mas sobra um deles, que é o maior, a VONTADE!
Acredito que esteja indo pelo caminho certo, afinal as certificações complementam a experiência. O PMI é um órgão reconhecido e sem dúvida, contribuirá para que oportunidades surjam.
É desafiador assumirmos compromissos com estudo, balanceando com o tempo que temos e com recursos necessários, sobretudo a vontade nos move. Em breve, também seguirei essa saga rumo ao PMP!!
Boa sorte!
Giselle, realmente é desafiador! Planejar , executar e monitorar sua vida pessoal e profissional é uma tarefa cheia de restrições e riscos. Espero que esse projeto pemita gerar ótimas liçoes para mim e para quem acompanha o nosso blog. Seja bem vinda e fique a vontade de compartilhar conosco qualquer experiência que possa contribuir com a comunidade de gerenciamento de projetos. Abraços!