você está lendo...
Projetos

Iniciando a carreira em Gerenciamento de Projetos

Hoje em dia falar em Gerenciamento de Projetos ultrapassa o diferencial das empresas e passa para o lado comum. Ter um escritório de projetos (PMO) implantado ou mesmo Gerentes de Projetos em áreas específicas das organizações é uma forma de demonstrar que o pensamento está mudando. Estamos saindo do comportamento executor para o planejador.  Afinal, retrabalhar custa caro.

De acordo com o Project Management Institute (PMI), há um mercado para 20 milhões de gerentes de projetos no mundo e as organizações continuam fazendo mais e mais investimentos nessa área. O setor em que a carreira de gerente de projetos é mais reconhecida são tecnologia, consultoria, engenharia civil e financeiro. Por conta dessa disputa, a valorização do profissional em GP fez elevar os salários desses profissionais.

Mas como começar na área de Gerenciamento de Projetos?

Começar adquirir experiência profissional é um bom começo.  Busque um estágio na área. Caso já trabalhe, migre para uma área da organização que utilize projetos.  Hoje em dia o mercado busca profissionais com experiência de pelo menos dois anos.  Caso não possua conhecimento algum na área de projetos, sugiro um treinamento, mesmo EAD (Ensino à Distância) já é um bom começo para ter embasamento teórico. Leia bastante sobre o assunto, participe de fóruns e grupos.

Adicionando aos conhecimentos iniciais, existem as certificações CAPM ou PMP para quem quer ter uma qualificação como credencial em gerenciamento de projetos.  A CAPM (Certified Associate in Project Management) do PMI é ideal para quem se formou e não tem experiência. Ela exige 23 horas de educação formal ou 1500 horas de trabalho em projeto. O exame pode ser realizado em qualquer centro Prometric. Apesar de não ser tão valorizada ainda no mercado, a certificação CAPM é um diferencial competitivo para quem quer crescer na área. Para quem tem pelo menos três anos comprovados na área de projetos, a certificação PMP (Project Managemente Professional) é o caminho. É necessário um curso preparatório de pelo menos 35 horas e passar no exame em um centro Prometric. As questões do exame PMP (200 questões) são situacionais, o que requer experiência prática de gerenciamento de projetos, ao passo que na CAPM (150 questões) estas se baseiam somente no guia PMBOK.

Outra recomendação é fazer uma pós-graduação (MBA) em Gerenciamento de Projetos. Obter a certificação PMP antes da pós é uma boa opção pois um bom curso de preparação vai mostrar o conteúdo do MBA de forma condensada e assim quando você for fazer o MBA, vai estar muito mais bem preparado. No Brasil, os mais recomendados são os da FGV e USP.

Além dessas habilidades na área específica, o profissional que pretende atuar em Gerenciamento de Projetos deve possuir habilidades de relacionamento interpessoal (liderança, comunicação, influência, capacidade de negociação, desenvolvimento de equipe).  Para quem busca desenvolver uma carreira na área, essas habilidades devem também ser trabalhadas.  Habilidades na área específica + habilidades de relacionamento interpessoal é a chave do sucesso em Gerenciamento de Projetos.

Sobre Roberto Kelsen

Coordenador de Sistemas, CSM, HCMBOK, ADM, MBA Gerenciamento de Projetos, adepto das inovações e desenvolvimento ágil. Experiência em ERP - enterprise resource planning - acompanhando implantações e desenvolvimentos do sistema.

Discussão

4 comentários sobre “Iniciando a carreira em Gerenciamento de Projetos

  1. Roberto, parabéns pelo trabalho!

    Publicado por Rafael Bezerra Fontes | 13/02/2015, 07:48
  2. Roberto, Bom dia!

    Muito obrigado por compartilhar dessa linha de raciocínio muito bem estruturada para iniciação na área.

    Encarecidamente.

    Publicado por Clovis Antonio Dutra Junior | 13/02/2015, 10:36

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Siga-me no Twitter

Encontre-nos no Facebook

Calendário

outubro 2014
D S T Q Q S S
« jul   nov »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Estatísticas do blog

  • 66,823 cliques
%d blogueiros gostam disto: