Hoje em dia falar em Gerenciamento de Projetos ultrapassa o diferencial das empresas e passa para o lado comum. Ter um escritório de projetos (PMO) implantado ou mesmo Gerentes de Projetos em áreas específicas das organizações é uma forma de demonstrar que o pensamento está mudando. Estamos saindo do comportamento executor para o planejador. Afinal, retrabalhar custa caro.
De acordo com o Project Management Institute (PMI), há um mercado para 20 milhões de gerentes de projetos no mundo e as organizações continuam fazendo mais e mais investimentos nessa área. O setor em que a carreira de gerente de projetos é mais reconhecida são tecnologia, consultoria, engenharia civil e financeiro. Por conta dessa disputa, a valorização do profissional em GP fez elevar os salários desses profissionais.
Mas como começar na área de Gerenciamento de Projetos?
Começar adquirir experiência profissional é um bom começo. Busque um estágio na área. Caso já trabalhe, migre para uma área da organização que utilize projetos. Hoje em dia o mercado busca profissionais com experiência de pelo menos dois anos. Caso não possua conhecimento algum na área de projetos, sugiro um treinamento, mesmo EAD (Ensino à Distância) já é um bom começo para ter embasamento teórico. Leia bastante sobre o assunto, participe de fóruns e grupos.
Adicionando aos conhecimentos iniciais, existem as certificações CAPM ou PMP para quem quer ter uma qualificação como credencial em gerenciamento de projetos. A CAPM (Certified Associate in Project Management) do PMI é ideal para quem se formou e não tem experiência. Ela exige 23 horas de educação formal ou 1500 horas de trabalho em projeto. O exame pode ser realizado em qualquer centro Prometric. Apesar de não ser tão valorizada ainda no mercado, a certificação CAPM é um diferencial competitivo para quem quer crescer na área. Para quem tem pelo menos três anos comprovados na área de projetos, a certificação PMP (Project Managemente Professional) é o caminho. É necessário um curso preparatório de pelo menos 35 horas e passar no exame em um centro Prometric. As questões do exame PMP (200 questões) são situacionais, o que requer experiência prática de gerenciamento de projetos, ao passo que na CAPM (150 questões) estas se baseiam somente no guia PMBOK.
Outra recomendação é fazer uma pós-graduação (MBA) em Gerenciamento de Projetos. Obter a certificação PMP antes da pós é uma boa opção pois um bom curso de preparação vai mostrar o conteúdo do MBA de forma condensada e assim quando você for fazer o MBA, vai estar muito mais bem preparado. No Brasil, os mais recomendados são os da FGV e USP.
Além dessas habilidades na área específica, o profissional que pretende atuar em Gerenciamento de Projetos deve possuir habilidades de relacionamento interpessoal (liderança, comunicação, influência, capacidade de negociação, desenvolvimento de equipe). Para quem busca desenvolver uma carreira na área, essas habilidades devem também ser trabalhadas. Habilidades na área específica + habilidades de relacionamento interpessoal é a chave do sucesso em Gerenciamento de Projetos.
Roberto, parabéns pelo trabalho!
Obrigado Rafael! Prazer em compartilhar e aprender com quem aprecia a Gestão de Projetos.
Roberto, Bom dia!
Muito obrigado por compartilhar dessa linha de raciocínio muito bem estruturada para iniciação na área.
Encarecidamente.
Olá Clóvis! Feliz em receber o retorno como esse seu. Seja bem vindo ao blog!