O Scrum é um framework ágil para desenvolvimento de software que vem ganhando o mundo, hoje várias e grandes empresas usam ele. Muitas técnicas/ferramentas são utilizadas no Scrum, como por exemplo: Kanban, Gráfico de Burndown entre outros. Porém, geralmente essas ferramentas são “separadas”, muito manual, ou seja, o Scrum Master tem um certo trabalho para usar e atualizar essas técnicas e a necessidade de ter uma ferramenta que ajude nesse aspecto passa a ser importante dependendo da equipe, porte do projeto ou até mesmo a maneira que você utiliza o Scrum.
Com o objetivo de ajudar nesse processo, apresento-lhes o IceScrum da Kagilum. É um sistema para acompanhamento do Scrum, seguindo suas regras/princípios. Nele existe as histórias de usuários, casos de aceitação para cada história, atores, sprint, gráfico de Burndown e Burnup (em tempo, pontos ou histórias), relatório de histórias de usuário, tarefas e etc.
Ao meu ver, um dos principais pontos no IceScrum são as diferentes visões/permissões de acordo com o seu papel no projeto, e a área do Kanban, que após definido o Backlog da Sprint o time vai “pegando” as tarefas, atualizando seu tempo e mudando a posição das mesmas(à fazer, em andamento, concluído). Tudo isso em tempo real.
O IceScrum pode ser instalado gratuitamente, basta baixar no site e configurar o sistema. Existe também a versão paga, que disponibiliza suporte, cloud e outras funcionalidades. Todo projeto pode ser configurado conforme seu desejo, duração das sprints, se a estimativa usará Fibonacci ou Inteiros, horários das reuniões dentre outras coisas.
Atualmente uso e estou bastante safisteito com o IceScrum, pois é de fácil uso e ajuda bastante no seu projeto e aplicação do Scrum.
Artigo publicado por Daybson Rabelo – Analista de Sistemas
Fonte: http://www.icescrum.org/en/
Olá Roberto! Muito bom post!
Este ano tive a oportunidade de iniciar um projeto implantando o Scrum com a ferramenta IceScrum. Só tenho uma questão: Qual a regra de estimativa das tarefas dentro IceScrum, horas ou pontos?
Pergunto pois as tarefas da Sprint não aceitam o formato hora, 01:00 por exemplo.
Abraço!
Olá Leonardo, seja bem vindo e obrigado por estar enriquecendo o blog com perguntas. Sobre sua dúvida, a estimativa deve ser parametrizada em pontos ou fibonacci. O caminho para parametrização dentro do IceScrum é editar práticas –> aba para planejamento –> conjunto usado para estimativa.
Abraço,
Roberto Kelsen