Com 69,67% já executado, a obra de reforma e modernização do estádio Plácido Aderaldo Castelo, Castelão, segue a todo vapor. É a mais adiantada das 12 sedes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ e está com cerca de dois meses de adiantamento entre o cronograma estabelecido no contrato e o avanço real da obra, sendo considerada referência pela FIFA.
Conhecendo o projeto
O projeto de reforma, ampliação e modernização do Estádio Plácido Aderaldo Castelo, Castelão, se aproxima dos 70% de conclusão, de acordo com o último relatório do Consórcio Construtor. Com o avanço, a arena cearense mantem o posto como a mais adiantada entre todas as 12 cidades-sede. O Castelão vai sediar jogos da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™.
A obra do Castelão foi dividida em quatro etapas que estão sendo executadas simultaneamente. Duas delas já estão prontas. A primeira Etapa já foi inaugurada em novembro de 2011 e compreende Estacionamento e Praça de Acesso do Setor Norte e o Edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos do Governo do Estado (Secretaria do Esporte do Estado e do Departamento de Arquitetura e Engenharia). A Etapa II do projeto, também pronta, compreende Estacionamento e Praça de Acesso Setor Sul. Inclui ainda ações como a construção da primeira bilheteria e de um trecho da via que dará acesso ao estacionamento da Arena Castelão.
A etapa III corresponde à construção do Edifício Central que é considerado o centro de comando de todo o estádio. Atualmente, o prédio está em fase bem adiantada. De acordo com o último relatório, a etapa alcança 73,47% de execução. Já a Etapa IV compreende a finalização de todo o projeto e interação entre as etapas. Atualmente, essa fase está com 37,40% de conclusão.
Quando concluído, o Estádio Castelão será a maior arena do Norte/Nordeste e estará entre as quatro maiores do Brasil. O estádio receberá uma semifinal da Copa das Confederações 2013 e seis jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ (sendo três jogos com seleções cabeças de chave, destacando-se a Seleção Brasileira). A previsão é que o estádio seja concluído em dezembro de 2012.
Ao todo, estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 518,6 milhões que incluem todas as transformações do estádio e entorno com a construção da praça de acesso de 57 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900 veículos; edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos estaduais; e a operação do estádio por oito anos.
Fonte: www.arenacastelao.com
Cara Rafaelle,
Até que enfim alguém falando bem da copa e de maneira bem embasada!
Obrigada Farhad. É claro que as obras causam transtornos mas creio que o resultado será o desenvolvimento das cidades-sede que precisam investir em obras de infra, mobilidade e transporte.