você está lendo...
Certificações, PMP

O que é PDU? Por que é necessário para a certificação PMP?

PDU é a unidade de medida utilizada para quantificar atividades aprovadas de serviço profissional e aprendizagem. Essas atividades devem estar relacionadas a tópicos de Gerenciamento de Projetos substancialmente consistentes com as áreas de conhecimento e os processos descritos no A Guide to the Project Management Body of Knowledge(PMBOK® Guide) e envolver recursos especializados apropriados.

O PMI utiliza as PDUs para quantificar os cursos aprovados e atividades profissionais exercidas pelas pessoas certificadas, buscando garantir a manutenção destas certificações.

Existem várias maneiras de se obter PDUs, conforme especificado no programa de Requisitos de Continuidade de Certificação (Continuing Certification Requirements – CCR).Tipicamente, uma PDU é obtida para cada hora gasta em uma atividade ou experiência de aprendizagem estruturada planejada. Esta atividade ou um grupo de atividades relacionadas deve ter um mínimo de uma hora completa para ser aceito, podendo ser reportadas frações de 0,25 PDU a partir da primeira hora completa informada. São permitidos dez minutos de intervalo para cada hora em programas que excedam uma hora de duração.

Participar de cursos e seminários são meios ideais para estar em dia com as melhores práticas de gerenciamento de projetos. Além disso, muitas atividades que você exerce profissionalmente podem também ser contabilizadas como PDUs.

Visão Geral dos Requisitos para Continuidade da Certificação

Veja abaixo diversas maneiras de se obter PDUs:

  • Atividades profissionais: Somente por exercer sua atividade como gerente de projetos você pode juntar 5 PDUs, desde que você trabalhe pelo menos 1500 horas/ano na área
  • Matricular-se em cursos que tenham alguma ligação com o tema gerenciamento de projetos, como Escritório de Projetos, de Portfólio, Melhores Práticas, de ferramentas, Negociação, Liderança, etc. Você deve utilizar a fórmula abaixo para calcular o número de PDUs: Uma (1) – hora de aprendizado relacionado ao gerenciamento de projetos em uma atividade estruturada ou curso é igual a um (1) PDU.
  • Congressos do PMI:.Estes eventos oferecem ótimas oportunidades de networking com os colegas da profissão e dão direito a PDUs pelas palestras às quais você comparece. Olhe mais em www.pmi.org.br
  • Voluntário junto ao PMI: Atuando como voluntário nestes nos congressos e eventos do PMI ou das regionais também se ganha PDUs. Além disso é possível ao filiado se candidatar como voluntário para os grupos de revisão dos guias do PMI
  • Eventos dos Chapters do PMI: Os membros do PMI são bem vindos em participar das comunidades locais e obt er vantagens nos eventos. Todas as atividades oferecidas pelos Componentes do PMI são pré-aprovadas para obtenção de PDUs. Procure um Capítulo em sua região e se informe a respeito.
  • Auto-estudo pela internet: A vida do gerente de projetos nunca foi tão apertada. Um curso presencial obviamente tem muito mérito, mas os cursos online são meios convenientes de se obter PDUs. tudo que é necessário para fazer esse cursos é uma conexão à internet
  • Artigos ou palestras: Se você publicar artigos (mesmo que seja na newsletter da tua empresa) ou ministrar palestras em eventos, estas atividades podem lhe render de 10 a 30 PDUs. Confira a relação no Manual do Programa CCR em anexo
  • Auto-aprendizado direcionado: Obter PDUs compartilhando os conhecimentos de gerenciamento de projetos com os seus colegas. O PMI reconhece atividades que envolvem estudos ou pesquisas conduzidas pessoalmente. Estas atividades podem ser discussões, sessões de coaching com colegas ou clientes utilizando materiais informativos tais como CD-ROMs, artigos, livros, vídeos e manuais de instrução. É importante observar que o profissional pode obter no máximo 15 PDUs para estas atividades durante um ciclo CCR (vide o Manual do Programa em anexo).
  • Serviço voluntário: Você pode ganhar até 20 PDUs por ciclo CCR oferecendo os seus serviços profissionais em uma organização fora do seu ambiente de trabalho profissional. Você pode trabalhar como um diretor ou como um voluntário de uma organização de gerenciamento de projetos. Ou ainda, você pode oferecer os seus serviços como gerente de projetos para a comunidade ou para um grupo de caridade.

Como devem ser reportadas as atividades dos Requisitos de Continuidade da Certificação?

Os profissionais certificados PMP são responsáveis por reportar suas atividades conforme elas ocorram. O melhor modo para reportar é entrar no site www.pmi.org utilizando seu nome de usuário e senha (cadastrados quando da obtenção da certificação) e acessar oContinuing Certification Requirements System, clicando em “View PDUs“, ou através do sitehttps://www.pmi.org/CCRS/. Neste site será mostrado um resumo de suas PDUs e será possível cadastrar as PDUs para manter sua credencial.

Auditoria

Todos os certificados devem manter um arquivo pessoal, com toda a documentação que suporte as atividades reportadas. Um percentual de profissionais será randomicamente selecionado e auditado a cada ano. Portanto, a documentação deve ser mantida por pelo menos 12 meses após o final do Ciclo CCR.

Para informações adicionais, consulte o CCR Handbook que pode ser acessado através do site do PMI (www.pmi.org).

Fonte: PMI-AM

Sobre Roberto Kelsen

Coordenador de Sistemas, CSM, HCMBOK, ADM, MBA Gerenciamento de Projetos, adepto das inovações e desenvolvimento ágil. Experiência em ERP - enterprise resource planning - acompanhando implantações e desenvolvimentos do sistema.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Siga-me no Twitter

Encontre-nos no Facebook

Calendário

maio 2012
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Estatísticas do blog

  • 66,823 cliques
%d blogueiros gostam disto: