O mercado competitivo, aliado a necessidade de crescimento e desenvolvimento das organizações está, a cada dia, fazendo com que os administradores parem e repense a forma de aplicar seus conhecimentos de gestão já conhecidos no ambiente corporativo. Além disso, a busca por novas técnicas, capazes de produzir mais com menos recursos, tem sido constante.
E quando se fala em técnicas de gestão, é impossível não citar a gestão de projetos. Mas, afinal, o que é um projeto?
Segundo o Guia PMBOK® (Project Management Body of Knowledge), documento responsável pela orientação acerca das boas práticas de gestão de projetos, utilizado pelo PMI® (Project Management Institute), numa definição objetiva, um projeto é “um esforço temporário, empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”.
Um projeto deve ter objetivos claramente definidos e tangíveis. Esses objetivos podem incluir a construção de um prédio, o desenvolvimento de um sistema de computador, a realização de um evento. O projeto somente estará concluído quando seu produto ou serviço for produzido e entregue ao cliente. Um projeto também envolve um conjunto determinado de recursos humanos, financeiros e materiais que devem ser otimizados para atingir os objetivos dentro do prazo estipulado. Essa é a essência da Gerência de Projetos.
A união das boas práticas do PMBOK + metodologia adotada no desenvolvimento de projetos é a base para aplicação do gerenciamento de projetos nas organizações. A excelência da metodologia utilizada implica na melhoria contínua dos processos orientados para o cliente e a integração efetiva dos projetos com os demais processos de negócio da organização. A efetividade da metodologia começa pela compreensão das necessidades a serem atendidas pelo projeto para que um escopo consistente possa ser definido. A partir daí, prazo e custo podem ser planejados. A desenvoltura e a capacidade de liderança do gerente de projetos, associadas a uma equipe comprometida e tecnicamente qualificada serão fundamentais para o bom resultado do projeto.
Posto em termos simples, o sucesso de um projeto significa alcançar todos os resultados do projeto dentro do prazo, dentro de orçamento, e com um nível de qualidade aceitável aos patrocinadores. O gerente de projeto deve manter o foco da atenção da equipe em alcançar essas metas.
Fonte: http://jobbrazil.blogspot.com.br/2011/06/gestao-de-projetos-uma-realidade.html – Davi Vieira – Universidade Anhanguera – Macaé/RJ
Discussão
Nenhum comentário ainda.